sexta-feira, 8 de agosto de 2014

DOMINGO DE SOL PARA CONHECER VALE DO RIO DAS ANTAS E VIADUTO 13

DOMINGO DE SOL PARA CONHECER VALE DO RIO DAS ANTAS E VIADUTO 13


                    

          O Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. 
          Neste trajeto, o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e pontos com vista panorâmica. 
        A 25 km do centro de Bento Gonçalves, está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como "Ponte do Rio das Antas" uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. O visitante poderá  observar as águas do Rio das Antas formado uma enorme "ferradura" ao redor de uma montanha. O Vale abriga também, na sede do Distrito de Tuiuty, as instalações de uma importante vinícola, uma construção grandiosa com 30.000m² com passarelas internas para que os turistas possam transitar pela área de produção de vinhos e conhecer todo o processo de elaboração, desde a colheita da uva até o engarrafamento.





Vale do Rio das Antas

Veranópolis - Bento Gonçalves

Veranópolis - Bento Gonçalves


Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como "Ponte do Rio das Antas"



Viaduto 13
          O melhor caminho para se chegar ao Viaduto 13 é, entrar na cidade Vespasiano Correa e seguir por 15 kms de rípio (estrada de terra), até Bar V13 onde fica a base do Viaduto. todo o trajeto é indicado por placas.
          A partir dai seguir por mais 1 km, distancia que pode ser vencida de carro ou moto.
  
Viaduto 13

Viaduto 13
            O Viaduto do Exército, conhecido também como Viaduto 13, é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, a EF-491, no trecho entre os municípios de Vespasiano Correia e Muçum, no Rio Grande do Sul.
       A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
       Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura.
            Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média.

Viaduto 13

Viaduto 13
          O Viaduto visto de baixo já chama a atenção, e do alto de seus 143 metros a vista é impressionante. 

Viaduto 13

Viaduto 13



Nenhum comentário:

Postar um comentário